top of page

No ano de 2005 alguns coreógrafos e bailarinos de São Paulo decidiram fundar a COOPERATIVA PAULISTA DE DANÇA com o intuito de estimular a produção de dança, a pesquisa, a divulgação e formação de público tendo como referência um lugar em comum que pudesse ajudá-los, estimulá-los e compreendê-los. Nascia assim, uma instituição de caráter jurídico-artístico cuja preocupação é a de manter e atualizar a perspectiva dessa arte no Estado.


O perfil da CPD reúne profissionais de diversas áreas e com linguagens distintas: bailarinos, coreógrafos, grupos que pesquisam diferentes formas de atuação e conceitos no leque da dança na atualidade. Produtores, produtores musicais, performers, iluminadores e cenógrafos aliam-se na gama de profissionais que compõem um diferencial no grupo de associados.


Ao longo desses anos de existência a CPD promove ambiente de reflexão e trabalho. Isoladamente ou em conjunto, nossos membros vêm conquistando visibilidade no contexto artístico da cidade – motivo de orgulho para toda uma classe que nem sempre é ouvida pelos poderes públicos, mas que demonstra fé e força na sua totalidade.


Os principais objetivos, são: incentivar a produção e divulgação da dança; empenhar-se para a contratação de seus cooperados em espetáculos, eventos e trabalhos realizados por terceiros; auxiliar os cooperados na captação de recursos públicos e privados, para realização de projetos individuais ou coletivos; pesquisar e avaliar novas expressões de linguagem corporal e outras formas artísticas, visando o aprimoramento técnico-artístico dos cooperados e produzir espetáculos de dança, workshops, oficinas e cursos para seus membros.


O evento Na Galeria Com Quintana que marcou o lançamento da CPD no ano de 2006, e I, II e III CooperativaEmcena foram importantes para referenciar o nome da instituição bem como de fomentar e caracterizar o perfil de nossa Cooperativa: o desejo de ter um representante para a classe que pudesse desenvolver e envolver todos os inscritos. Nessa jornada, as cias e grupos que estão conosco, puderam empenhar-se com mais dedicação em seus trabalhos, vide as premiações em editais como: Proac, Fomento à Dança e Prêmio Klauss Viana, citando apenas alguns.


Além de organização nesse setor, a CPD apóia e incentiva outras formas de encontros para a classe da dança em São Paulo: Mobilização Dança e A Dança se Move – importantes movimentos para fruição do debate sobre todos os assuntos pertinentes à classe igualmente cobranças e manifestações acerca de melhorias nos editais e propostas de novos editais relacionados às políticas públicas do Estado.

bottom of page